sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Metas de Trabalho

A escola desenvolverá seu trabalho, fundamentalmente:

• Procurando melhorar a qualidade de seu ensino, exigência da sociedade de hoje, contextualizando seus objetivos e orientando seus quadros de professores e funcionários com o fim de fixar o aluno à escola.
 
• Promovendo um trabalho eficaz de recuperação com os alunos que possuem dificuldades de apreensão dos conteúdos, de forma a se ter um maior nivelamento na aprendizagem, desestimulando a motivação centrada, exclusivamente, na nota e na promoção.
 
• Possibilitando ao aluno, com base no seu esforço pessoal, sua promoção à série subseqüente e colocando o professor na sua função de orientador e estimulador dessa aprendizagem do aluno, de forma a que esta integração se faça espontaneamente e que a aula possa se tornar um momento prazeroso de criatividade e troca de experiências. Para isto serão adotados procedimentos que priorizem a realização de exercícios e trabalhos na própria sala de aula, sob a supervisão e orientação direta do professor, onde este poderá observar os alunos que evidenciarem deficiências de aprendizagem, suprindo-as de imediato.
 
• Estimulando, nos alunos, o gosto pela leitura de livros e publicações, procurando envolvê-los de modo a transformar a prática em hábito. Para isto o Laboratório de Leitura será utilizado visando desenvolver o Projeto Leitor Ativo, que congrega alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, sendo também incentivada a realização de trabalhos que exijam consultas à biblioteca.
 
• Contextualizando e integrando, multidisciplinarmente os diversos objetivos didáticos, de maneira a que o aluno sinta a necessidade de aprender e os benefícios de empregar os conhecimentos adquiridos nas situações do seu quotidiano. Para isto realizará aulas de campo, excursões pedagógicas, atividades em datas comemorativas, aulões para alunos do ensino médio e outras atividades, onde o trabalho interdisciplinar e contextualizado possa ser explorado ao máximo, redundando em benefício imediato para a fixação do conhecimento transmitido.
 
• Resgatando a importância da família na formação do jovem, mediante reuniões periódicas com os pais, onde serão tratados objetivamente os problemas existentes com seus filhos e buscadas soluções com base em experiências de outros pais que já vivenciaram problemas semelhantes.
 
• Realizando eventos e projetos que congreguem todo o corpo discente da escola, a fim de que se fortaleça o espírito de corpo e o amor à escola, a par de se socializar e integrar os alunos dos diversos turnos.
 
• Preparando o aluno para o exercício da cidadania, através da inclusão de disciplinas como sociologia e filosofia, aliado a aulas de campo, onde o aluno possa observar, in loco, a dura realidade sócio-cultural onde está inserido, como também as benesses que o saber pode trazer.
 

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