Publico- alvo: Alunos do Ensino Fundamental e Médio
Profissionais envolvidos: Direção, coordenação, docentes e funcionários
Período: 08 a 12/02/10
Justificativa:
O carnaval é uma festividade que vale a pena ser lembrada. Apesar de ser um referencial na cultura brasileira, sua origem é muito antiga. Originado na Roma Antiga, foi incorporado ao cristianismo marcando um período de festividade entre o Dia de Reis e a quarta-feira anterior à Quaresma. A maneira como é comemorado sofreu variações no decorrer dos tempos e o que temos hoje sofreu uma grande influência das comemorações ocorridas durante a Idade Moderna com os bailes de máscara, as fantasias e os carros alegóricos. A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia.
Objetivos: • Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira, sua origem e suas características;
• Identificar músicas de Carnaval;
• Cantar e dançar marchinhas carnavalescas e outros ritmos.
• Produzir trabalhos de artes como pintura,desenho,recorte e colagem;
• Despertar no aluno o interesse em relação às folias carnavalescas resgatando as tradições;
• Discutir temas relacionados ao Carnaval ;
• Socializar, no pátio da escola, atividades desenvolvidas em sala de aula através de cartazes, murais ou painéis fotográficos ;
• Proporcionar à comunidade e à população patoense momentos de alegria, cultura e lazer através do Vera Cruz Folia – ano II
Percurso Metodológico ( Sugestões )
• Conte brevemente a história do Carnaval e ressalte as diversas maneiras de comemorá-lo (Ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de Samba).
• Seleção de fotos ou imagens para que os alunos possam visualizar algumas manifestações carnavalescas e ritmos diversos (Frevo / Axé/ Marchinhas) para debates e comentários
• Produção de um mural com gravuras , fotos, imagens carnavalescas
• Roda de conversa: (Pedindo que cada aluno diga de qual personagem gostaria que fosse a sua fantasia nesse Carnaval e peça para que justifiquem a escolha
• Oficina de Enfiagem: Montar uma Oficina de Arte onde cada aluno faça seu próprio colar com canudos coloridos e materiais diversos.
• Oficina de máscaras: Confeccionar com EVA máscaras enfeitadas com lantejoulas, areia colorida, etc.
• Oficina de música: Apresentar algumas marchinhas carnavalescas para trabalhar as rimas completando-as oralmente.
• Execução de Marchinhas de Carnaval antigas aos alunos comparando-as as musicas atuais
• Debate a partir de temas como nudismo, alcoolismo, DST e outros temas relacionados ao Carnaval
Recursos :
TV, DVD, Aparelho de Som, Revistas, Jornais, Cola, Tesoura,Miçangas
Ensino Infantil
Ensino Fundamental e Médio
Professores |
Curso Tecnico em Enfermagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário