ÁREAS DE ESTUDO:
Linguagens , Códigos e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias
DISCIPLINAS:
• QUÍMICA
• BIOLOGIA
• LINGUA PORTUGUESA
• HISTORIA
PROFESSORES:
• Salomão
• Emanoel
• Helder
• Delzimar
- Fatima , Bel, João Batista
TEMA: Visitando TAPEROÁ- PB
JUSTIFICATIVA: Visando oportunizar aos alunos da(s) 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio , desta Unidade de Ensino , a realização de um estudo de campo sobre os aspectos naturais e humanos da cidade de Taperoá- Paraiba, levaremos nossos jovens pesquisadores a uma Excursão Pedagógica para realizarem um trabalho integrado de pesquisa nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas e Ciências Naturais. O estudo abrangerá os conteúdos abaixo elencados e contará com uma série de atividades orais e escritas para construção do conhecimento , além de uma excelente oportunidade para o desenvolvimento da sociabilidade e da autonomia de cada um dos educados.
OBJETIVO
De uma forma concreta, ampliar as experiências de aprendizagem através do contato direto e da observação "simultânea" de situações fora do ambiente escolar que capacitam o aluno para analisar e interpretar dados de diferentes fontes de informação.
TEMAS TRANSVERSAIS:• Meio ambiente
• Religiosidade
• Cultura e Patrimônio Histórico
TEMPO: 12 aulas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
• Contemplar a contextualização dos conhecimentos e a interdisciplinaridade dos conteúdos
• Propiciar a integração entre teoria e prática, numa vivência enriquecedora, que considera os princípios da ciência, da ética e da cidadania.
• Exercitar e desenvolver a observação
• Produzir relatórios, participar de discussões, abrangendo conteúdos articulados de várias disciplinas
• mapas geográficos
• bloco para anotação,
• lápis,
• máquina fotográfica,
• depósito para lixo confeccionado pelos alunos
NUMERO DE PARTICIPANTES: 50
VEICULO: Ônibus da Expresso Guanabara
PERCURSO METODOLÓGICO:
1ª etapa :
• Encontro professores das disciplinas envolvidas e seleção dos conteúdos a serem trabalhados
• Apresentação do Plano de Atividade a Coordenação, Direção e sensibilização dos alunos participantes
• Reuniões pais e/ ou responsáveis para informes e discussão das regras de participação e critérios de avaliação
2ª etapa:
• Pesquisas orientadas (em sala de aula) sobre os conteúdos a serem explorados em aula de campo
• Apresentação prévia dos conteúdos a serem explorados
•Reunião com participantes da aula de campo e professores envolvidos para apresentação, discussão de regras de conduta durante a excursão .
3ª etapa :
• Atividade extraclasse : Excursão Pedagógica Interdisciplinar
• Elaboração de um relatório, portfólio ou diário de bordo pelos alunos participantes
• Avaliação
• Socialização da atividade na Escola com exposição fotográfica
ROTEIRO
1º momento – ambiente rural
• Visita a fazenda Carnaíba no município de Taperoá-PB ( ambiente rural)
• Visita a casa de Ariano Suassuna e outras casas da fazenda
• Visita a queijeira
• Visitas a currais de gados, cavalos e bodes ( analise valor nutricional)
• Observação da fauna e flora regional
PAUSA
ALMOÇO/ REPOUSO/LANCHE DA TARDE
2º momento – ambiente urbano
• Visita a cidade de Taperoá –PB
• Pontos turísticos
• Ponte velha
• Igreja matriz
• Câmera de Vereadores
• Parque de exposição de animais
Nenhum comentário:
Postar um comentário