terça-feira, 24 de maio de 2011

Projeto Junino


I-                   FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

De acordo com historiadores, a festividade  junina foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.
Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Festas Juninas no Nordeste

              Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

           Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.
 
II – JUSTIFICATIVA
O Instituto Educacional Vera Cruz ao realizar o seu XXIII São João cumpre um dos seus cinco princípios pedagógicos  que norteia sua Proposta Pedagógica – o principio   Estético” , cujo objetivo está o de desenvolver em seus educandos a  sensibilidade, a criatividade e o conhecimento da diversidade de manifestações artísticas e culturais no nosso País. Assim sendo mobiliza Equipe Técnica Pedagógica, Funcionários, Professores, Alunos, Pais de Alunos, Ex-Alunos e sociedade patoense para realização de do São João do Vera Cruz – edição 2011 em comemoração aos 45 anos de serviços prestados a cidade de Patos-PB.

III - OBJETIVO:
  • Conhecer as características da festa junina valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo. Incentivando o trabalho cooperativo, proporcionando a participação dos alunos em diversas atividades culturais  levando-os a conhecer os costumes e valorizar as tradições e manifestações artísticas da região.
  • Integrar estudantes, professores, pais e comunidade em geral e divulgar esta festividade popular, oportunizando um momento de alegria na escola.

IV- Público-alvo: Alunos, ex-alunos, professores, pais de alunos e comunidade em geral

V- Local: Pátio interno da Escola

VI- Data: 04/06/2011

VII- Apresentações artístico-culturais
·         Danças típicas por segmento : ensino infantil, fundamental e médio
·         Brincadeiras
·         Quadrilha temática dos 45 anos ( caracterização por década)
·         Desfile do familiar ou do professor caipira;
·         Degustação pratos típicos

VIII- Atrações
·         Pinto do Acordeom
·         Teinha e Banda Jogo de Cintura
·         Banda Chá de Alecrim


Um comentário:

  1. ja dancei mt são joão nessa escola, estudei a minha vida ai do jardim ao 3º ano, o dia q volta em patos quero ir ai

    ResponderExcluir